sábado, 10 de janeiro de 2009

1ª saída de campo-Troço Rio Bom









No dia 22 de Novembro de 2008 realizou-se a 1ª saída de campo.
Reunimo-nos todos na Liga dos Amigos de Romezal pelas 14h, onde organizámos os 4 grupos de trabalho e seguimos para o início do troço na cascata.

Éramos 26 participantes e alguns curiosos e a saída decorreu com animação.
Observámos o estado dos moinhos a necessitar de recuperação, tendo encontrado 2 partes de mó no leito do rio.
Contaram-se estórias sobre rios e moinhos, que antes eram usados por várias famílias simultaneamente, mas que hoje, despojados das suas funções, aguardam alguma atenção.

As margens da galeria ripícola* estavam povoadas por espécies autóctones* típicas da zona como o Feto-real (Osmunda regalis), mas também por plantações de Eucaliptos e Cerejeira para produção de madeira, Acácias e Maria-mole ou Erva-da-Fortuna (Tradescantia fluminensis) que cobria vastas áreas nas margens, necessitando de uma intervenção de modo a erradicar as espécies vegetais exóticas invasoras*, que não deixam crescer livremente as nossas espécies típicas das margens.

Pela observação dos resultados das análises físico-químicas da água e dos macroinvertebrados bioindicadores da qualidade ambiental encontrados, apurámos que a água tinha boa qualidade.
Em Abregô encontrámos uma Rã-ibérica (Rana iberica) e ovos presumivelmente de anfíbio.

Fizemos 2 pontos de amostragem, na cascata e na ponte em Abregô e escolhemos como ponto de amostragem deste troço o ponto da cascata, por ter bom acesso, os moinhos, espaço e enorme beleza natural.

Terminámos pelas 17H com um lanche-convívio na Liga dos Amigos de Romezal, para retemperar as forças.
*galeria ou floresta ripícola - corredor verde formado pela vegetação ribeirinha herbácea, arbustiva e arbórea que se desenvolve nas margens das linhas de água doce.
*espécie autóctone ou nativa ou indígena - animal ou planta que ocorre naturalmente num local; o contrário de espécie alóctone ou exótica. Exemplos de plantas: Salgueiro-branco e negro, Amieiro, Carvalho-roble ou alvarinho, Feto-real, Pica-burros, ...
*espécie vegetal exótica invasora - planta que não ocorre naturalmente num local, tendo sido trazida a partir de outro local onde é natural, intencionalmente ou não, apresentando no local onde é exótica um comportamento invasor do território impedindo as espécies nativas de coexistirem com ela, seja por lhes retirar terreno ou por ter uma estratégia de reprodução e disseminação muito eficaz e não ter predadores naturais que se alimentem dela. Exemplos de plantas e peixes: Eucaliptos, Acácias, Chorão-das-areias, Jacinto-de-água, Maria-mole, Achigã, Perca-sol, Lúcio, ...

Sem comentários:

Enviar um comentário