sábado, 10 de janeiro de 2009

1ª saída de campo-Troço Rio Mau









No dia 8 de Dezembro de 2008, após alguns adiamentos devido a más condições meteorológicas, realizou-se a saída ao troço do Rio Mau.

Partimos pelas 15h da sede da Liga dos Amigos do Folharido e Braçal, tendo começado a monitorização na Ponte da Vessada, onde existe um moinho, que observámos ter a mó soldada.

Aqui, constatámos a boa qualidade da água após realizar as análises físico-químicas e identificar macroinvertebrados aquáticos bioindicadores da qualidade ambiental existentes nas margens e folhas. Encontrámos também pequenos peixes Bordalos. Era visível algum entulho da construção civil numa das margens junto à ponte e a presença de Acácias, Feto-real, Violetas-de-água, Morangueiros-silvestres e Feto-pente na vegetação da galeria ripícola.

Realizámos outra monitorização a jusante na Vessada do Moinho, onde encontrámos uma Salamandra-Lusitânica e Escorpiões-de-água.

Ficou definido que o ponto de amostragem deste troço será na Ponte da Vessada.

A saída terminou pelas 17h30 com um lanche-convívio na sede da Liga dos Amigos do Folharido e Braçal, onde nos recompusemos do frio que já se fazia sentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário